AMÉRICA/MÉXICO - Realiza-se o 10º Congresso Nacional Missionário Juvenil sobre o tema “Jovens com Cristo, Missionários para o mundo”.

Realiza-se na diocese de Tepic, no México, até o próximo domingo, o 10º Congresso Nacional Juvenil Missionário (CONAJUM). A finalidade do encontro é ajudar a juventude mexicana a se encontrar com Jesus Cristo, tornando-se seus discípulos-missionários. O tema desta edição é "Jovens com Cristo, Missionários para o mundo" que conta com a participação de cerca de 10 mil jovens. O bispo de Tepic, Dom Ricardo Watty Urquidi, acolheu os jovens mexicanos, estadunidenses, e também aqueles provenientes da América do Sul e da América Central que participam do evento. Ele disse que os jovens manifestam sua presença corajosa e audaz com o desejo de que Cristo se aproxime de nosso país, sobretudo da juventude. O prelado lembrou aos jovens que em Aparecida, os bispos e o Santo Padre ressaltaram a necessidade de viver "um novo Pentecostes para que os nossos povos peçam Cristo em seus corações, Cristo em suas famílias, Cristo em cada pessoa".

Dom Urquidi disse ainda, que o "congresso representa um novo Pentecostes que fará nascer uma juventude engajada com Jesus Cristo, cheia do Espírito Santo, discípulos e discípulas, missionários de Jesus".

Por sua vez, Guglielmo Alberto Morale Martínez, diretor das Pontifícias Obras Missionárias do México, em seu discurso de abertura perguntou aos jovens: “Quem é Jesus para nós? Quem é Jesus para nós? Quem é Jesus para nós? Cristo é o Salvador, é o Messias, é o Evangelho do Pai; Ele nos convoca hoje aqui, e com Ele queremos ser missionários, queremos ser discípulos.”

O núncio apostólico no México, Dom Christophe Pierre, recordou aos jovens na homilia da missa de abertura do evento, que a identidade católica é identidade missionária. "Se somos missionários, somos católicos, porque a Igreja é missionária por natureza" – frisou ele. Dom Pierre convidou os jovens a serem discípulos-missionários que colocam no centro de suas vidas a Eucaristia e a Palavra de Deus. Ele concluiu pedindo a juventude para que alimente o espírito de oração pessoal na adoração eucarística e ajude a propagar individualmente ou em comunidade uma forte e ativa espiritualidade missionária.

O primeiro Congresso Nacional Juvenil Missionário se realizou em Tepatitlán, Jalisco, em 1982; daquela data se realizaram outros 9 encontros em Cidade Victoria, Durango, Veracruz, Monterrey, Torreón, Oaxaca, Querétaro e Guadalajara.

FONTE: Agência Fides - 24/07/2008

Comentários