Assembléia do Conselho Missionário anima a Igreja em São Paulo

Famílias, paróquias e comunidades religiosas acolheram 45 representantes de 25 dioceses do Estado de São Paulo para a Assembléia anual do Comire – Conselho Missionário Regional, realizada de 21 a 23 de novembro, na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, Região Lapa, em São Paulo. Após um momento de oração, o coordenador do Comire Sul 1, Robson Ferreira, iniciou o encontro agradecendo a presença de todos e destacando a importância do evento. “Partilhar a realidade de nossas dioceses e sonhar juntos com uma Igreja em permanente estado de missão, reforçando a colegialidade da Assembléia”.

Reunidos por sub-regiões os participantes montaram um painel da realidade, com realizações, dificuldades e encaminhando propostas. Foram destacadas algumas experiências de missão fora das dioceses, a implantação da infância, adolescência e juventude missionárias e a organização dos Conselhos diocesanos e paroquiais, - Comidis e Comipas. Ante ao apelo de uma abertura mais corajosa para a missão, observa-se ainda algumas resistências e fraca consciência missionária em relação à missão além-fronteiras.

Dom José Maria Pinheiro, bispo de Bragança Paulista e presidente do Comire Sul 1 da CNBB, o padre Alcides Costa, e o senhor Belchior Antônio partilharam uma breve experiência missionária realizada em 2007 no Japão e sugeriram um projeto assumido pelo Comire para intensificar o trabalho. Segundo o padre Alcides, “a partir do Japão, podemos olhar a situação dos brasileiros que estão em outros países cuidando para que não se fechem em si mesmos. Muitos são escravizados por serem estrangeiros. O futuro da Igreja no Japão depende da dimensão missionária. Os sacerdotes são, em sua maioria, de idade muito avançada”, observou. Dom José explicou que já está em curso um trabalho com os japoneses em Atibaia, SP, que pode servir de modelo.

Ao avaliar o conteúdo dos últimos eventos missionários, o padre Jaime Carlos Patias, imc, assim resumiu: “No encontro com Jesus, guiada pelo Espírito e interpelada pela realidade, a Igreja escuta, aprende e Anuncia o Reino de Deus para a humanidade toda”. Iluminada pela Conferência de Aparecida e respaldada pelo 2º Congresso Missionário Nacional e pelo Congresso Americano Missionário – CAM 3 - Comla 8, a Assembléia apontou como prioridades para 2009: constituir uma equipe e um programa de formação missionária para preparação interna e na missão além-fronteiras; fortalecer os conselhos e os grupos de animação missionária e participar da missão entre os brasileiros no Japão e do projeto igrejas-irmãs na Amazônia. Decidiu-se também pela inclusão de um representante da Juventude Missionária na Equipe Executiva. Celebração e envio No domingo, Solenidade de Cristo Rei, o encontro foi iniciado com a Oração do Cenáculo Missionário, e um gesto de partilha com os missionários brasileiros no exterior. A visita de dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo alegrou o ambiente. Em sua intervenção o cardeal destacou o compromisso missionário da Igreja no Regional. “Devemos cumprir o mandato missionário de Jesus de ir a todos os povos. Ao mesmo tempo, trabalhar na formação e conscientização missionária para que esta Igreja se comprometa com a Missão Continental na construção do Reino”, explicou. Estiveram presentes também, dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo e dom João Mamede Filho, bispo auxiliar de São Paulo, Região Lapa. Presidida por dom José Maria Pinheiro e animada pelo padre Tarcísio Sperandio, a celebração Eucarística, ponto alto do encontro, ocupou toda a manhã. O Ato Penitencial foi um momento de pedir perdão pelo comodismo missionário. Após um gesto de purificação, foi a vez de dar graças pela missão da nossa Igreja. A Liturgia da Palavra iluminou e reforçou o compromisso missionário. “Esse compromisso só é válido e verdadeiro se tiver como fundamento a prática do mandamento do amor e como gesto concreto a solidariedade como os pobres e excluídos”, disse dom José Maria Pinheiro, comentando o Evangelho. Os pedidos e compromissos foram depositados no altar. Fortalecidos pela comunhão com o Mestre, todos foram enviados às dioceses. “Ficamos felizes e animados com o trabalho que evidenciou os elementos essenciais no desafio de animar nossas comunidades na dimensão universal da Missão, diante do apelo da Missão Continental e do clamor dos povos espalhados nos cinco continentes”, avaliaram Robson e Renata Ferreira, casal coordenador do Comire no Estado de São Paulo.

Fonte: Comire Sul 1 da CNBB

Comentários