Semente na terra boa

Na paróquia Sagrado Coração de Jesus, na zona leste de São Paulo, onde trabalham há mais de vinte anos os missionários xaverianos, surge o Grupo Semeador.
Sabendo que a ju­ventude possui um desejo pro­fundo de dar no­vas respostas, enfrentar desafios, mostrar que um outro mundo é possível, e conseqüentemente, neces­sita ter um projeto de vida que a direcione para águas mais profundas, nasceu como resposta a todas es­sas inquietações o Grupo Semeador.
Essa iniciativa quer favore­cer a construção de um es­paço especial, onde o jo­vem possa ter condições de encontrar-se consigo mêsmo, com os outros e com Deus, por meio de momentos de oração pessoal e em grupo, da partilha de vida e das experiências pastorais de cada um. O contato com a Palavra de Deus é fundamental, também como as diferentes rea­lidades e vivências das pessoas. Tudo isso, sem­pre buscando concretizar a identificação com_ Jesus, nosso grande modelo de seguimento e de resposta à vontade do Pai.
Todo esse caminho é construído com os jovens, através do encontro com pessoas que gratuita­mente partilham suas experiências de Deus e mostram que vale a pena seguir Jesus. As se­mentes lançadas pelo Grupo Semeador são direcionadas a jovens que já têm atuação na comunidade e possuem alguma vivência das diversas dimensões da Fé Cristã. O Grupo bus­ca também proporcionar à juventude amadure­cimento na experiência pessoal de Deus, na fa­mília e na comunidade, sempre em comunhão com a Igreja e com todos os irmãos e irmãs.
O documento de Aparecida nos lembra que "os jovens constituem a grande maioria da popula­ção da América Latina. Representam enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e de nossos povos, como discípulos e missionári­os do Senhor Jesus. São chamados a ser senti­nelas da manhã, comprometendo-se na reno­vação do mundo à luz do Plano de Deus. Não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida, mas sim uma vida sem sentido" (DA 443).
Celebrar um ano de fundação do Grupo Seme­ador é fazer memória de toda uma caminhada construída na Fé, na Esperança e na Perseve­ rança. Todos e todas são chamados e chamadas por Deus. O Grupo Semeador quer ser um instrumento de Deus na vida de nossos jovens. Louvado seja Deus que pensa em tudo! Poistudo de bom que nasce no coração do homem e da mulher para o bem da humanidade é ins­pirado por Ele.
Pe. Miguel Taboada
Abaixo, segue as fotos da animação com as crianças na favela Souza Ramos, realizada no dia 12 de outubro.

Comentários