São Bernardo sedia a V Jornada Missionária da Diocese de Santo André-SP.

A quinta Jornada Missionária da Diocese de Santo André reuniu 90 jovens na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo (região Anchieta) para três dias de formação, devoção e visitas missionárias. O tema "Jovem do ABC: escuta, segue e anuncia" está harmonizado com a Igreja e propõe à juventude maior atenção ao aprendizado e ao anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo. Uma experiência missionária inédita para grande parte dos participantes, a Jornada é uma oportunidade para os jovens conhecerem melhor a realidade de outro bairro ou de outra cidade, ampliando o conceito de "ajuda ao próximo". Um jovem comenta entre risos: "Eu nunca ia imaginar que São Bernardo tem um bairro assim. E olha que eu moro em São Bernardo".
O evento
Tradicionalmente o evento começa na noite de sexta feira com a missa e o envio dos jovens às casas das famílias que vão recebê-los durante o evento.
O sábado é o dia destinado à missão: em grupos, eles visitam as casas dos paroquianos, em diferentes pontos da região. As ruas de barro e os morros não assustam essa juventude cristã. Diversos grupos percorreram quilômetros para visitar as pessoas. "Estar em contato com doentes e idosos é uma maneira única de colocar a caridade em prática", lembra uma mãe de família que acolheu jovens em sua casa.
Depois de muito caminhar, a juventude ainda tem energia de sobra para a Noite Cultural. Iniciando com o terço missionário, os jovens e os paroquianos rezam por todas as nações, pedindo paz ao mundo. O programa seguiu com apresentações teatrais, muita música e animação.
O último dia preza pela formação e estudo crítico. Palestras e atividades reforçam o que os jovens viveram nos dias anteriores.
Com muitos risos, algumas lágrimas e a agitação típica da juventude, a V Jornada Missionária foi encerrada com a Santa Missa.
A próxima edição do evento já tem cidade definida. Sorteada durante o encerramento, Diadema será a sede da Jornada em 2009, que promete muitas novidades. Vamos aguardar!
FONTE: JM – Diocese de Santo André

Comentários

Jonathas GMS disse…
Mew foi mto legauss, uma experiencia mto boa, rica e forte para todos os jovens que participaram.