#JMJRio2013: Conheça a estrutura do Campus Fidei em Guaratiba


O Campus Fidei, em Guaratiba, será palco da vigília e da missa presididas pelo Papa Francisco nos dias 27 e 28 de julho. A estrutura de 22 lotes terá 32 ilhas de serviço. Cada lote possui uma estrutura que contempla banheiros, água potável, lanchonete, lojas e tendas de adoração. Na área total, há ainda postos médicos avançados e uma área reservada para pessoas com deficiência que desejarem um atendimento especial.

Com essa estrutura, os peregrinos não precisarão se deslocar com frequência entre os lotes para encontrar os serviços desejados. Os lotes contarão com uma ou duas ilhas, dependendo do tamanho.

A área do terreno do Campus Fidei é de 1,36 milhão de m². Estão previstos 4.673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 são adaptados para pessoas com deficiência física. Serão 615 lavatórios, 4.920 pias/bebedouros e 2.016 posições de mictorio. O Campus Fidei contará ainda com 33 telões de LED para o público.

Estão garantidos 12 milhões de litros de água para o evento, que serão distribuídos por 177 bolsões. Haverá ainda uma estação de tratamento de esgoto (ETE) dentro do terreno do Campus Fidei, para tratar a água antes de jogar na rede de esgoto. Haverá 115 bolsões de capacidade diferente para armazenagem.


Legado social
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani Tempesta, visitou as obras do Campus Fidei no final do mês passado. Na ocasião, ele destacou que a Jornada vai despertar o olhar dos governantes e da população para a região de Guaratiba.

Campus Fidei é um lugar que está despertando o olhar da sociedade, da cidade e do mundo para aquela região do Rio de Janeiro e isso ocasiona uma procura de melhoria daquela região. Isso é um benefício que a ida do Santo Padre e dos jovens desperta para dar mais atenção àquela região, que tem um surgimento muito antigo”, analisou.

Comentários