JM de Manaus reflete caminhada e elege coordenação arquidiocesana


No domingo, dia 30 de junho, aconteceu em Manaus (AM), o segundo Encontro Arquidiocesano da Juventude Missionária (JM). O encontro  teve a participação de cerca de 20 jovens membros dos grupos de JM na capital.

Os jovens ouviram, num primeiro momento, o belo testemunho de duas missionárias que estão em missão no Amazonas. Esther Chacón, de Honduras, e Luningning, das Filipinas, integrantes da Sociedade das Missões Estrangeiras. Esther contou que o despertar missionário ocorreu em sua vida após visitar pessoas que viviam em situações precárias numa região próxima a sua cidade natal. E desde então percebeu que queria fazer mais por essas pessoas. Já Luningning disse que sentiu-se chamada a ser missionária pelo desejo de compartilhar o amor de Deus, recebido em abundância em sua vida, com outras pessoas. Ambas relataram como suas famílias encararam essa decisão e as dificuldades encontradas nesse caminhar como cultura e costumes diferentes encontrados no Brasil. Mostraram também como esse trabalho é gratificante e o quanto aprendem com as pessoas que tornaram-se parte de suas famílias ao longo dessa jornada.

Após essa partilha, foi mostrada uma visão geral da Juventude Missionária. Passando por temas como o objetivo da JM, seu carisma, metodologia e identidade.

Como resultado desse encontro formou-se uma coordenação arquidiocesana da JM com membros de cada grupo de Manaus. Essa equipe será responsável por articular e animar os grupos já existentes, bem como incentivar a criação de novos grupos nas diversas paróquias e áreas missionárias de Manaus.

Fernando Furtado

Comentários