Juventude do RS participou do Seminário Nacional Juventude e Missão



Nesse último final de semana, 28, 29 e 30 de setembro, aconteceu em Brasília o Seminário Juventude e Missão, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) juntamente com as Pontifícias Obras Missionárias (POM). Tomando por base as realidades do Brasil  e sua diversidade de carismas, o encontro teve como objetivo refletir sobre as possíveis atuações missionárias e as maneiras que essas devem ser protagonizadas pelos jovens, almejando que a fé desses não se perca e acabe, morrendo sem obras. Contando com a participação da equipe organizadora da Jornada Mundial da Juventude, este também contribuiu para que o processo de Nova Evangelização se fizesse espírito de Missão, de abertura e de solidariedade na passagem da Cruz Peregrina em cada Estado, Diocese e paróquia, colaborando para que esses momentos sejam passos para o processo de constante discipulado, seguimento a Jesus Cristo.

O Estado do Rio Grande do Sul contou com três representantes, sendo um deles o coordenador da Juventude Missionária, Guilherme Cavalli.  O jovem gaúcho além de, em comunhão com parte dos articuladores estaduais da Obra da Propagação da Fé estudar a presença das POM nesse processo de Jornada Mundial da Juventude que vive a Igreja Brasileira, responsabilizou-se por avaliar os primeiros passos da Igreja Gaúcha e do Conselho Missionário Regional Sul 3 quanto projeto Juventude Missionária.

No espírito de abertura ao mundo, o seminário propôs aos jovens que direcionem suas atividades para uma maior participação na ação evangelizadora da Igreja. Na partilha de trabalhos ressaltou-se o ardor missionário de Deus ao mandar Seu Filho aos homens para servir de exemplo de amor, pedindo que esse habite como desinstalador das juventudes, fazendo da alegria de ser jovem, a alegria de ser discípulos-missionários de Cristo, como referia o lema do encontro.

Guilherme Cavalli
Coordenador da Juventude Missionária no RS

Comentários