segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dicas para juventude neste mês missionário.


Querida juventude do Brasil, extasiados com a realização do Seminário Nacional de Juventude e Missão que vivemos aqui em Brasília neste final de semana, 28, 29 e 30 de setembro, onde tivemos representação da juventude de todo nosso país bem como de uma grande parte das expressões juvenis e iniciando hoje o mês missionário com esta grande referência missionária para nossa juventude, Santa Terezinha do Menino Jesus, Patrona das missões universais gostaria de dar algumas dicas para um boa vivência deste mês missionário.


Como é vibrante ver a juventude entusiasmada em fazer da Igreja realmente a sua casa, casa de oração, casa de fraternidade, solidariedade e casa de missão, desinstalar-se, deixar nossas comodidades e sair ao encontro do outro, este Seminário Nacional nos levou a interrogar-nos, já sou missionário?  Se sim, quais as dificuldades neste processo de discipulado - missionário? Nada melhor que começarmos este mês de outubro com estas duas questões.

Nosso mês missionário está recheado de acontecimentos que só nos entusiasma na vivencia de nossa fé. Dia 11 abrindo a Ano da Fé celebraremos os cinquenta anos de abertura do Vaticano II e 20 anos de publicação do catecismo da Igreja Católica, bem como também teremos o sínodo dos bispos em Roma sobre a Nova Evangelização. Tudo isso nos leva a acreditar que a Igreja está confiante em uma reanimação missionária uma vez que esta sempre foi o fio de ouro na proposta de Jesus Cristo ao criar a Igreja.

O jovem deve aproveitar este mês e fortalecer sua leitura na palavra de Deus. Como seria interessante no decorrer de outubro fazer a leitura orante do livro dos Atos dos Apóstolos um verdadeiro itinerário da Igreja missionária nascente e também um itinerário aqueles batizados que são missionários, cada dia um trecho e no fim do mês poderá ver o quanto será rico espiritualmente.

O estudo do YouCat – Catecismo Jovem, neste mês missionário, talvez uma vez por semana, tirar um tempinho, isso o ajudará a conscientizar a sua fé, e iniciar bem a proposta do Ano da Fé de fazer uma reanimação e um reencantamento por aquilo que cremos. Conhecer para crer, crer para amar e amar para viver.

É preciso aproveitar este tempo forte missionário e ir treinando para as diversas oportunidades que teremos para sair de porta em porta e anunciar. Que tal uma vez por semana este mês sairmos com a nossa galera e fazer uma visita missionária a uma família carente, a um lugar sofredor, cadeia, lixão, favelas, etc. Com certeza assim vamos fazendo do que era extraordinário se tornar ordinário em nossa vida cristã. “Ai de mim se não evangelizar”.

A Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o jovem para o bem, se assim nós o fizermos, visitas missionária semanais, estaremos sendo fiéis ao mandato de Cristo, porém não esqueçamos que não é só a nossa realidade que necessita, há um alto grito, um clamor incessante dos jovens que estão no globo terrestre, eles querem nossa ajuda.

Mas como ir até lá? A missão se faz com os joelhos de quem reza, com as mãos de quem trabalha e com os pés de quem parti além – fronteira, se você se encaixa naqueles que rezam não esqueça neste mês de oferecer suas orações diárias para os jovens missionários brasileiros espalhados pelo mundo.

Se você oferece suas mãos para a missão contribua concretamente com a coleta mundial para as missões a ser feita no penúltimo domingo de outubro, toda coleta do mundo nas missas do dia 21 de outubro é para as missões, é para ajudar os países pobres. Jovens sejam generosos, sejam solidários.

Se tem condições de pôr -se a caminho não hesite em responder sim ao chamado de Cristo que te envia: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Jesus quer que todos ouçam a sua palavra de vida, palavra que liberta e que salva. Como ouvirão se não há quem pregue? Como pregar se ninguém se dispõem a ir? Como crerão Naquele de quem nas ouviram? Não tenhamos medo de dizer SIM, “Eis-me aqui envia-me”.

Portanto, jovens, sejam missionários, aí deixo algumas dicas para ajudar-lhes a viver com entusiasmo o seu batismo neste Mês Missionário.

Não esqueçam: Ano que vem Semana Missionária e JMJ Rio 2013 e em 2014 II Seminário Nacional de Juventude e Missão só que será na Amazônia, onde teremos uma grande Missão Jovem Nacional com os participantes deste primeiro seminário e outros jovens interessados. Preparem-se!

Pe. Marcelo Gualberto Monteiro
Secretário Nacional da Propagação da Fé
POM – Brasil

Nenhum comentário: