Protagonismo Juvenil é tema de Encontro da PJ e JM em Minas Gerais



Começou neste sábado, 1º de setembro, o encontro de formação da Pastoral da Juventude (PJ) e da Juventude Missionária (JM). Esta reunião com a juventude diocesana vai até amanhã, 2, no centro de pastoral da paróquia São Miguel, em Guanhães (MG). Cerca de 30 jovens participam deste evento. Segundo Amarildo Dias, assessor diocesano da PJ, o encontro tem como objetivo a formação da coordenação dos grupos de jovens paroquiais em relação às questões políticas. “Já que estamos em ano eleitoral, queremos verificar como os nossos jovens enxergam a política.” Amarildo chamou a atenção para a necessidade de gerar uma consciência positiva sobre a importância do voto. “Os grupos de jovens precisam saber como evangelizar a partir da política.”

Jânio Ribeiro de Souza, assessor da JM, falou sobre o novo projeto da Juventude Missionária para o ano de 2013: a realização da semana missionária, em São Sebastião do Maranhão, de 7 a 13 de janeiro. Segundo Jânio Ribeiro, o encontro com a PJ é uma oportunidade de incentivar os/as jovens para a dimensão missionária da Igreja diocesana. O assessor informou que o seminarista José Geraldo da Silva vai refletir com a juventude a teologia da Missão.

O assessor do Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), Edgar Mansur, informou que o tema do encontro, solicitado pela coordenação diocesana, Política e protagonismo juvenil, tem como foco uma metodologia participativa e coletiva. “A política se não for participativa e coletiva deixa de ser política.” Segundo Edgar, em todos os instantes do encontro faz-se política. “Não se faz política só nos espaços administrativos públicos. Todos os espaços são políticos.” Edgar acrescentou: “Toda relação que se constrói uns com os outros é política. Precisamos descobrir o papel político dos jovens a partir de Jesus de Nazaré, cujo projeto de vida consistia em vida plena para todos/as, com direitos garantidos pela cooperação e participação de cada um".


No final da manhã, dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo diocesano de Guanhães, dirigiu uma mensagem aos participantes do curso de formação política para a juventude diocesana.

Comentários