Encontro de Formação para Assessores e Coordenadores de grupos da JM no Paraná



Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, realizou-se na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Guaíra – PR o Encontro de Formação para assessores e coordenadores da Juventude Missionária contando com a presença de 20 jovens provenientes de Guaíra e Assis Chateaubriand (Diocese de Toledo).

O encontro iniciou-se na sexta (17) com uma gostosa acolhida aos participantes; foram apresentados os objetivos e a importância do encontro. No primeiro momento de estudo foi proposto e refletido o tema da “Evangelização, vocação própria da Igreja” e os “Fundamentos da Missão” partindo de algumas páginas do Evangelho e de textos como o Decreto Ad Gentes, a Carta Redemptoris Missio do Beato João Paulo II e o Documento de Aparecida.

No sábado (18), após a oração da manhã, deu-se continuidade aos trabalhos refletindo sobre a “Universalidade de Missão” e ainda sobre alguns aspectos da “Missão hoje”. Feito esta colocação, foi apresentado o texto do Evangelho de Marcos 10, 46-52 para o momento de oração pessoal. Na parte da tarde, foram apresentadas as Pontifícias Obras Missionárias, bem como sua organização e ainda a Juventude Missionária: história, perfil, identidade e metodologia. A Celebração da Eucaristia se deu junto à comunidade paroquial, na Igreja Matriz como uma forma de divulgar e valorizar a caminhada da JM na paróquia. Depois do jantar, foi motivada a oração do Terço Missionário caminhando pela praça da cidade.

No domingo (19), a oração da manhã abriu os trabalhos com muita alegria e disposição. Foram formados quatros grupos e confiados a eles a tarefa de prepararem, seguindo a metodologia das quatro áreas integradas, encontros sob o tema gerador “Quaresma e a CF 2012 – Fraternidade e Saúde”. Feita as apresentações dos grupos e a avaliação dos trabalhos, tivemos um momento final para algumas considerações e propostas para a caminhada. A alegria, a criatividade, a partilha e o compromisso foram características fortes neste encontro.

A Celebração de Envio foi presidida pelo pe. Neimar Aloísio Troes, pároco de Nossa Senhora dos Navegantes. Em sua reflexão, seguindo a liturgia da 7ª Semana do Tempo Comum, lembrou a todos da importância da comunidade em conduzir as pessoas até Jesus. “Não podemos, dizia ele, lavar nossas mãos diante das dificuldades, omitir nossa ação quando os desafios forem grandes”. Ao final da missa foi entregue o Terço Missionário a cada participante que, agora, se compromete a viver os compromissos missionários pela causa do Reino.

Pe. José Estêvão Magro, pime
Assessor Regional JM

Comentários

ana paula disse…
Foi maravilhoso bjss deus abençoe Pe.Estevão