Como o Pai me enviou, também Eu vos envio...



Como o Pai me enviou, também Eu vos envio” (Jo. 20,21). Com essas palavras o papa Bento XVI em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, que celebraremos no dia 23 de outubro, nos convida a refletir na importância do IDE... que é para todos como destinatários e também como co-responsáveis na evangelização do mundo.

Assim, somos todos e cada um destinatários do anúncio, mas também não podemos ficar de braços cruzados só recebendo, devemos todos e cada um participar na evangelização da Igreja no mundo, como batizado, recebi a Boa-Nova e me tornei discípulo na vivência da Igreja, uma vez discípulo devemos ser missionários sair e anunciar a todos, não só os da minha paróquia, minha diocese, mas a todo mundo.

A dimensão missionária universal não é uma opção da Igreja, ou sim ou não, aquele é missionário, eu não sou, mas é essência. “A Igreja peregrina por sua natureza é missionária” Ag 2. Na mensagem para o Dia Mundial das Missões o papa deixa ainda bem claro que um dos elementos bem peculiar da animação missionária é a solidariedade, que é uma das finalidades do Dia Mundial das Missões. Dar da nossa pobreza.

Com este estímulo missionário as POM (Pontifícias Obras Missionárias), é a primeira a ser responsável para que esta consciência missionária universal penetre todas as atividades, pastorais e movimentos da Igreja. Respeitando os mais diversos carismas, mas sem omitir o que é próprio da missão de Jesus Cristo, anunciar a verdade e o reino e denunciar a mentira e a injustiça sempre em busca da promoção humana. “Desinteressar - se dos problemas temporais da humanidade significaria ignorar a doutrina do evangelho sobre o amor ao próximo que sofreu ou que se encontra em necessidade” (Exortação Evangelii Nuntiadi, 31.34)

Para isso no Brasil se dedica o mês de outubro na reflexão da missão universal, animando assim missionariamente as igrejas locais, bom seria que toda a Igreja assumisse o caráter missionário, desta forma não precisaria de animação missionária, se por natureza fossemos missionários, mas como ainda estamos em passos curtos, a animação missionária é de suma importância.

Para esta animação missionária no mês de outubro as POM oferece subsídios de animação para todas as paróquias do Brasil com o intuito de fazer esta consciência missionária universal chegar aos mais longínquos rincões de evangelização. O tema da Campanha Missionária sempre está ligado a Campanha da Fraternidade elaborada pela CNBB, para 2011 nos é proposto a reflexão missionária com o tema: Missão na Ecologia.

Elaboramos vários subsídios que em Julho/Agosto foram enviados as dioceses que por sua vez enviaram as paróquias e comunidades. São materiais específicos para animação missionária, um DVD e a novena missionária com temas a serem refletidos a cada dia em preparação ao dia 23, Dia Mundial das Missões.

Neste dia 23 de outubro, em todo o mundo é coletado as ofertas para ajudar em outros lugares mais necessitados, por exemplo temos a dificuldade dos países no chifre da África, em questão da fome, assim sua pequena colaboração unida às outras pequenas do mundo todo, faz com que aliviem o sofrimento de muitos e ajuda na expansão do Reino de Deus.

Às vezes pelo fato de o Brasil se denominar o maior país católico do mundo, pensamos que as coisa vão muito bem. Mas cerca de 5 bilhões dos 7 bilhões da população mundial ainda não ouviram falar de Jesus Cristo. E a maior parte de nossa evangelização é para dentro de nossas paróquia e diocese.

Portanto, IDE PELO MUNDO E FAZEI DISCIPULOS MEUS, vamos misssionar além fronteiras. “Que o dia mundial das missões reavive em cada um o desejo e a alegria de “ir” ao encontro da humanidade levando Cristo a todos” Bento XVI.

Pe. Marcelo Gualberto Monteiro
Secretário Nacional da POPF e JM

Comentários