Novena em DVD populariza a Campanha Missionária

Coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias - POM, a equipe encarregada de elaborar o material para a Campanha Missionária de outubro de 2011, se reuniu no dia 31 de janeiro, na sede das POM, em Brasília, DF, para intensificar os trabalhos.

Inspirado no tema central escolhido para este ano, "Missão na Ecologia", padre Sávio Corinaldesi, secretário da Pontifícia União Missionária, apresentou os temas dos dias da Novena Missionária que servirão de base para o novo DVD a ser produzido pela Verbo Filmes.

"O primeiro dia apresenta a beleza da Criação. Missão é encantar-se com as obras de Deus, mas infelizmente, essa maravilha está sendo maltratada, por isso a segunda reflexão será sobre a indignação pela profanação dessas obras", destacou padre Sávio. Outros temas que farão parte da novena, segundo os organizadores, são:"Missão é lutar contra o mau uso das obras de Deus, empenhar-se na sua preservação e zelar pelos recursos da natureza. Missão e as migrações forçadas, em consequências das mudanças climáticas, partilhar com todos os a água e os alimentos, defender a Amazônia e cooperar na evangelização do mundo na missão além-fronteiras", completam os nove temas que serão apresentados à luz da Palavra de Deus, com testemunhos de vivência missionária e orações.

Para monsenhor Daniel Lagni, que coordenou os trabalhos, "o objetivo é levar as pessoas e as comunidades a se comprometerem com a Missão na Ecologia através de gestos concretos e mudanças de comportamento diante da crise ecológica atual", sublinhou.

Uma pesquisa realizada pelas POM nas 270 dioceses do Brasil, sobre o material da Campanha Missionária 2010, considerou a produção da Novena em DVD um sucesso que popularizou o tema. O resultado foi um aumento considerável na Coleta realizada no Dia Mundial das Missões que, segundo Mons. Daniel Lagni, deve ultrapassar a casa dos sete milhões de reais. Mons. Lagni lembrou, porém, que o objetivo principal da Campanha não é arrecadação de fundos, "mas criar nos cristãos uma consciência missionária voltada para a missão além-fronteiras".

Outra iniciativa que ganha força é a inserção, ao longo do mês de outubro, das orações dos fiéis e algumas reflexões sobre o tema da Campanha, nos principais Folhetos Litúrgicos editados no Brasil. Este ano, a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões será inserida no livrinho da Novena Missionária e os santinhos contendo a oração não será mais editados.

O grito que vem da Amazônia
A Campanha Missionária destaca também os desafios da missão na Amazônia. Por iniciativa da CNBB, a primeira Semana Missionária para a Amazônia foi realizada em 2009, na última semana de outubro. Em 2010, a segunda edição da Semana, foi inserida no Mês Missionário e a experiência repercutiu positivamente. "Isso veio somar com a preocupação da CNBB em relação à missão na Amazônia. A Semana Missionária para a Amazônia será promovida por vários anos e o Mês Missionário trabalha a Missão, então, pensamos em trabalhar junto com as POM", explicou Irmã Maria Irene Lopes, da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB. "A experiência do ano passado mostrou que somando forças com as POM resulta em bons frutos. A procura por informações e subsídios sobre a evangelização na Amazônia tem aumentado muito", sublinhou Irmã Irene.

Em tom de despedida, Monsenhor Daniel Lagni, que exerceu o cargo de diretor das POM nos últimos 11 anos, agradeceu o trabalho e a dedicação da equipe. No dia 13 de fevereiro ele tomará posse como pároco da paróquia Imaculada Conceição, em Vianópolis, GO. O novo diretor das POM, padre Camilo Pauletti, passará a coordenar os trabalhos a partir da próxima reunião da equipe marcada para o dia 12 de março.

A Coleta feita no Brasil no Dia Mundial das Missões é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária para financiar projetos de evangelização em diversas frentes.

Jaime C. Patias
Fonte: Revista Missões

Comentários