Congresso missionário reflete a natureza da Igreja nos desafios atuais



Missionários dos estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO), Tocantins (TO) e o Distrito Federal (DF) estiveram reunidos, entre os dias 15 a 18 de julho, para participar do 7º Curso Inter-regional de Missiologia, em Campo Grande (MS). Com o tema “A Natureza Missionária da Igreja e as Circunstâncias Atuais”, o assessor Alcides Costa refletiu acerca da essência da Igreja como “a própria essência de Deus”, esclarecendo ainda que “Deus se auto-envia pela missão do Filho e do Espírito, através do qual o próprio Pai se revela como amor” (cf.Jo 14,9).

Embasado no Documento de Aparecida, o assessor pontuou questões vivenciadas pelas atuais circunstâncias, em que “a Igreja procura encarar os desafios do mundo de hoje com uma atitude ambivalente: de um lado, positivamente, com confiança, atenção e escuta, discernindo os “sinais dos tempos em que Deus se manifesta (DAp 366); por outro, com apreensão, frente “à desordem generalizada que se propaga por novas turbulências sociais e políticas, pela difusão de uma cultura distante e hostil à tradição cristã” (DAp 10).

Segundo o assessor, temos diversas “encruzilhadas proporcionadas por tecnologias, mercados, mobilidades humanas e aglomerações urbanas.” Apesar do crescente número de igrejas, há uma insatisfação e um vazio espiritual nas pessoas que as deixam em permanente estado de busca.

Em outro momento, sob incentivo do padre Ubajara Paz de Figueiredo, cada sub-regional reuniu-se para refletir sobre os três passos de análise do encontro “1) Que bom; 2) Que pena; 3) Que tal?”, possibilitando, dessa maneira, definir como será organizado o próximo encontro, em 2011. A sede do 8º Curso Inter-regional de Missiologia será na diocese de Uruaçu (GO).

FONTE: CNBB

Comentários