Missionários de 17 países fazem curso no CCM

Acontece no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, desde o dia 2 de fevereiro e segue até o dia 30 de abril, o 103º Centro de Formação Intercultural (Cenfi). Trata-se de um curso de iniciação à missão no Brasil para missionários estrangeiros.

Nesta 103ª edição do Cenfi, participam 25 missionários de 17 países: México, República Democrática do Congo, Congo, Haiti, Costa Rica, Alemanha, Sudão, Estados Unidos, Índia, Malawi, Coréia do Sul, Filipinas, Colômbia, Indonésia, Itália, Polônia e Camarões.

O Cenfi é uma iniciativa que a Igreja no Brasil promove há cinqüenta anos, tendo começado em 1960 em Anápolis (GO) pelos franciscanos menores e de Monsenhor Ivan Illich. Pelos cursos do Cenfi já passaram cerca de 4 mil missionários estrangeiros que atuam no Brasil.

Segundo os organizadores, hoje, esse curso, seguindo sua inspiração inicial, consta de três propostas básicas: uma aprendizagem sistemática da língua portuguesa; um estágio em casas de família; uma introdução articulada sobre a sociedade, as culturas e a caminhada da Igreja no Brasil. “Seu objetivo é uma primeira introdução, interação e acompanhamento da missionária e do missionário estrangeiro à realidade brasileira. Nesse período, além da escola, da formação, da convivência, dos eventos, dos momentos de lazer e de espiritualidade, acontece também um valoroso intercâmbio entre os participantes”, explicaram os organizadores do Cenfi.

FONTE: CNBB

Comentários