OCEANIA/AUSTRÁLIA - As POM se lançam na evangelização dos jovens em parceria com as Escolas católicas.

É uma “parceria estratégica” a que foi estabelecida entre a “Catholic Mission Australia” (como são denominadas no Novíssimo continente as Pontifícias Obras Missionárias) e a Conferência da Pastoral Juvenil das Escolas católicas, organismo que reúne docentes, animadores e estudantes dos institutos escolares católicos disseminados no solo australiano. “A ligação e o acordo para atuar em conjunto é parte do nosso papel principal, que é sensibilizar e formar os fiéis católicos australianos para a missão” ressaltou o leigo Martin Teulan, Diretor Nacional das POM australianas.

Em recente assembléia realizada em Canberra, mais de 140 educadores e agentes da Pastoral Juvenil das Escolas Católicas reuniram-se para um período de formação e de programação das novas atividades.

A presença das POM garantiu a inclusão de métodos, eventos, temas ligados à evangelização nos programas da Pastoral Juvenil destinados aos alunos das escolas católicas de toda ordem e grau. Esses eventos e programas serão conduzidos através de meios e linguagens tipicamente juvenis como representações teatrais, videoclips, iniciativas musicais que tornem os jovens protagonistas da evangelização, principalmente, para os seus coetâneos.

A iniciativa insere-se no quadro do novo projeto global da Pastoral juvenil apresentado e divulgado pela Igreja australiana. As novas diretrizes para o setor foram reunidas no texto de título “Consagrados e convidados. Uma visão australiana para a Pastoral Juvenil”, divulgado durante a reunião anual dos movimentos e das agremiações leigas australianas, que será realizada todos os anos no dia do aniversário da chegada do Papa Bento XVI a Sidney. O grande evento do DMJ de Sidney deu novos elementos e estímulos para a elaboração do texto que fala de “juventude como dom a ser compartilhado e não como problema a ser resolvido”.

Recordando que os jovens são parte importante da comunidade católica australiana, o novo projeto da Pastoral Juvenil é um conjunto de estratégias educativas para promover o encontro entre os jovens e Jesus Cristo.

FONTE: Agência Fides - 08/09/2009

Comentários