quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Juventude africana reunida no Burundi - África

Milhares de jovens católicos presentes na primeira edição das Jornadas Regionais da Juventude, que se realizou entre os dias 29 de julho e 3 de agosto últimos em Bujumbura no Burundi, África. Para preparar este evento, do qual participaram jovens provenientes de muitas dioceses do Burundi, de Ruanda e da República Democrática do Congo, o arcebispo de Gitega, Dom Simon Ntamwana, foi nos dias precedentes até Kinshasa, na República Democrática do Congo, para participar, como presidente da Associação das Conferências Episcopais da África Central (Aceac), dos trabalhos do Comitê permanente e da assembléia plenária dos bispos da Conferência episcopal nacional do Congo.

Durante as Jornadas Regionais da Juventude, bispos e sacerdotes das três nações africanas anunciaram a mensagem evangélica a milhares de jovens entusiastas de poderem pela primeira vez de se encontrarem e se conhecerem graças ao trabalho de reconciliação realizado pela Igreja Católica. O arcebispo de Bujumbura, Dom Evariste Ngoyagoye, que também é presidente da Conferência dos bispos católicos do Burundi (Cecab) celebrou a missa de abertura do encontro.

Já na sua mensagem aos participantes das Jornadas Regionais, o arcebispo de Gitega, Dom Simon Ntamwana, sublinhou o papel de testemunhas do Evangelho, da justiça, da paz e da reconciliação que os jovens são chamados a desempenhar. Este é um dos objetivos principais da Igreja Católica no Burundi e o assunto esteve no centro de muitos debates realizados nos dias de encontro.

No dia 1º de agosto, após uma cerimônia dedicada ao tema da paz, os jovens plantaram uma pequena árvore na praça central de Bujumbura. A esta árvore foi dado um valor metafórico: o seu crescimento será também o crescimento do espírito de paz entre as diversas etnias que vivem na região dos Grandes Lagos.

Durante os trabalhos do Comitê Permanente e da assembléia plenária, os bispos examinaram o programa para a celebração de um duplo aniversário.

De fato, entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, serão realizados eventos especiais em Kinshasa para comemorar os 25 anos de fundação da Associação das Conferências Episcopais da África Central e os 50 anos da nomeação da hierarquia eclesiástica local. Para celebrar a dupla recorrência, os bispos elaboraram um programa que prevê uma série de peregrinações aos principais santuários e lugares religiosos que narram os eventos da Igreja Católica nestes três países da África Central.

No programa das celebrações está prevista também a organização de um simpósio com a participação de peritos em história da Igreja Católica nas três nações da África Central.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: