Escola Missionária do Regional Nordeste 3 reabre após 3 anos

Aconteceu entre os dias 9 e 12 de julho, na Escola Missionária do Regional Nordeste 3 da CNBB (Salvador), o curso para formação de novos missionários do regional.

A Escola esteve fechada por três anos, reabrindo em 2009, após a eleição do novo coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire), padre Nicivaldo de Oliveira Evangelista.

Para essa primeira turma foram convidados alguns padres do regional e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, padre José Altevir da Silva. “Fui convidado pelo padre Nicivaldo de Oliveira para assessorar e ministrar uma palestra aos alunos. Fiquei encarregado de ministrar sobre o Conselho Missionário Nacional e a Missão Continental”, explicou.

O curso é oferecido uma vez ao ano, durante cinco dias, e é voltado para missionários leigos, seminaristas e comunidades missionárias. Os temas tratados foram sobre a pedagogia da missão; desafios da missão – levantamento da realidade local e global; apresentação do Projeto de Evangelização: Missão Continental; a dimensão da missão, a metodologia de sua aplicação, teoria e prática.

Tentei trabalhar não só a Missão Continental, em sua metodologia e prática, mas principalmente a espiritualidade e a mística que envolve a missão e em como desenvolvê-la”, explicou o padre Altevir.

De acordo com a organização do curso, o objetivo da Escola é formar multiplicadores para formação de missionários em cada uma das dioceses ali representadas, para que possam difundir os ensinamentos aprendidos, podendo ser um missionário no Brasil ou mesmo ser um ad gentes (missionário em país estrangeiro).

Nesta primeira turma, após a reabertura, cerca de 40 pessoas, de 24 dioceses do Regional, foram formadas missionárias. “Elas serão acompanhadas e monitoradas pela coordenação da Escola e incentivadas a continuarem a multiplicação de missionários em suas dioceses”, afirmou padre Altevir.

FONTE: CNBB - 14/07/2009

Comentários