1º Encontro Estadual de Coordenadores e Assessores da Juventude Missionária em TO.


Nos dias 29, 30 e 31 de maio reuniu-se na Arquidiocese de Palmas as coordenações de grupos de J.M. do Estado do Tocantins, esteve presente todas as 5 Dioceses do Estado, sendo elas Prelazia de Cristalândia, Dioceses de Miracema, Porto Nacional, Tocantinopolis e a Arquidiocese de Palmas, esteve presente neste encontro cerca de 65 jovens e assessores e algumas religiosa e de Dom Geraldo Vieira Gusmão, Bispo da Diocese de Porto Nacional e acompanhante da Dimensão Missionária na regional.
Na sexta-feira, dia 29 os participantes foram acolhidos na Chácara da Santíssima Trindade em Palmas, em seguida refletimos sobre a espiritualidade missionária, seguida de uma vigília de oração.
Já no sábado dia 30, foi dedicado a formação missionária, começamos a manhã com a Leitura Orante da Bíblia, durante o dia foram expostos palestras como: A vocação do discípulo missionário, ser e fazer discípulo missionário, Evangelização, vocação própria da Igreja, Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Juventude Missionária – perfil, Identidade e Metodologia e Universalidade da Missão, Palestras pelo qual foram executadas pela Ir. Lusléia (Irmã Pastorinha), Ulaine, Taiane e Luzivaldo, tivemos ainda uma palestra com Dom Geraldo que nos falou sobre a inculturação do evangelho a partir do evangelho da Samaritana (João 4, 1-45) ainda nos apresentou o doc. 85 da CNBB que nos fala sobre a evangelização da Juventude e da importância de se criar o Setor Juventude da CNBB nas Dioceses e a JM como já está organizada será de suma importância no setor.
No domingo 31, dia de Pentecostes iluminados pelo Espírito Santo tivemos um olhar sobre a realidade da Juventude Missionária no Brasil e no estado do Tocantins, depois avaliamos a caminhada da JM nas Dioceses e juntos assumimos o compromisso de um intercambio entre as paróquias das respectivas Dioceses, para animar e formar grupos.
As Dioceses realizarão seus encontros Diocesanos com a participação das outras Dioceses do Tocantins, e assim acontecendo também os intercambio, e por fim montamos uma equipe de coordenação da Juventude Missionária na Província do Tocantins e terminamos o encontro com a alegria de mais um passo dado. A exemplo de São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus nos tornemos cada dia mais missionários do mestre Jesus.
Luzivaldo Espindola Rocha, Assessor da J.M. no Tocantins

Comentários

Unknown disse…
A juventude missionaria da provincia de Palmas está cada vez mais presente nas paróquias!!
este encontro foi um sinal dessa presença e com a graça de Deus em breve teremos em outros municipios de todas as dioceses da nossa provincia!!
É isso aeh... Jovem Evangelizando Jovem...

A missão deixada pelo ressuscitado...

=)