IV ENAJOMIS: Jovens Missionários da América, refletem e assumem compromisso com a Missão Ad Gentes

De 18 a 22 de agosto, logo após o CAM3-COMLA8 (3º Congresso Americano Missionário e 8º Congresso Missionário Latino-Americano) foi realizado na cidade de Quito, Equador, o ENAJOMIS (Encontro Americano dos Jovens Missionários). O encontro reuniu mais de 70 participantes de 14 nações da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Porto Rico, Uruguai e Venezuela), além do Líbano. Representaram o Brasil: Pe. Vitor Menezes, Secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé; Fabiano Alvarez, do Espírito Santo; Francisco Jordão, da Juventude Missionária do Piauí; Rodrigo A. Piatezzi, de São Paulo; e Sara Guerra, representando os Jovens Missionários do Ceará.

O encontro, cujo tema e lema foram: “Discípulos missionários de Jesus no mundo de hoje” - “Discípulo e missionário, escuta, aprende e anuncia a tua Missão”, teve como objetivo geral “estabelecer e definir meios e instrumentos, aprofundando e analisando o documento de Aparecida e as conclusões do CAM3-COMLA8, para que os jovens vivam intensamente a Missão Ad Gentes atualmente”.
O 4º ENAJOMIS foi marcado por momentos de oração, reflexão, testemunho, partilha de experiências missionárias e encaminhamentos para a realização do trabalho dos jovens missionários para os próximos anos. Os temas: “A Realidade Juvenil Americana”, “A Missão” e “Ação Missionária Hoje”, ajudaram na reflexão e na criação de linhas de ação e projetos para os Jovens Missionários da América. Dentre as atividades apresentadas, destacam-se: o projeto “Igrejas Irmãs” com o envio e intercâmbio de jovens missionários entre os países da América e Ad Gentes; e o compromisso com o ano de Paulina Jaricot, a ser realizado e animado pelos Jovens Missionários e as Pontifícias Obras Missionárias, entre 22 de julho de 2009 a 22 de julho de 2010 em toda a América, com o intuito de divulgar a vida e trabalho da jovem fundadora da Obra da Propagação da Fé, a qual a Juventude Missionária faz parte.
Além disso, durante o encontro, houve uma exposição dos Jovens Missionários, através da qual cada país pôde apresentar o trabalho que é realizado com os jovens em sua própria realidade.
O próximo ENAJOMIS será realizado em 2012 na Venezuela, juntamente com o CAM4-COMLA9, contudo, as delegações nacionais dos Jovens Missionários se comprometeram em reunir-se em zonas para continuar e avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido, assim como já faz o s países do Cone-Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), desde 2006.
Rodrigo Alves Piatezzi

Comentários